Por que devo divulgar meu laboratório?

Tão importante quanto fazer um trabalho bem-feito, é saber mostrá-lo. Se posicionar como uma autoridade no assunto ajuda você a adquirir mais clientes e se destacar entre os concorrentes. 

Atualmente é raro uma empresa não estar presente na internet. Tudo que buscamos hoje em dia, pesquisamos na internet para obter indicações e referências.  

Se posicionar na internet com conteúdos relevantes para seu público pode trazer vários benefícios para o seu laboratório, entre eles: 

  • Destaque no mercado; 
  • Mais dentistas interessados em parcerias com seu laboratório; 
  • Traz mais relevância para sua marca; 
  • Atrai bons profissionais interessados em trabalhar no seu laboratório. 

Por isso, trouxemos algumas dicas para você começar a divulgar seu laboratório hoje mesmo. Confira! 

1 – Identifique seu público e entenda como você pode ajudá-lo

Antes de pensar em qualquer estratégia de marketing, você precisa identificar quem é o seu público. Afinal, com quem você está falando (ou quer falar)?  

Identifique: 

  • Faixa etária 
  • Gênero 
  • Bairro/cidade 
  • Preferências (Pode ser relacionado a lazer, esportes etc. Saber isso vai lhe ajudar a interagir melhor com seu público) 

Se você já possui uma conta comercial nas redes sociais, é possível coletar alguns dados do seu público no próprio Instagram e Facebook. Caso ainda não possua redes sociais, faça uma pesquisa com os clientes que você já atende (o Google Forms, por exemplo, é uma ferramenta fácil para fazer pesquisas e é gratuita). 

Agora para entender como ajudar seu público, você precisa identificar qual o maior problema dele hoje e como seu negócio poderá ajudá-lo a resolver. 

Obviamente seu laboratório existe para facilitar o dia a dia dos dentistas na confecção de próteses e demais materiais. Mas o que você pode oferecer para ele além disso? Para seguir os próximos passos, você precisa que esse primeiro esteja claramente definido. 

2 – Entenda seu segmento e o que te diferencia dos concorrentes

A pergunta principal é: por que escolheriam seu serviço e não o do concorrente? O que você oferece de diferente? Preço? Condição de pagamento? Agilidade na entrega? Trabalhos com precisão e qualidade acima da média? 

Entenda isso e comunique de forma efetiva para o seu público. 

Avalie: como meus concorrentes estão se comportando? Quais as oportunidades de mercado no meu segmento? 

Para isso, você pode realizar uma pesquisa comercial visitando sites e redes sociais de seus concorrentes e identificar o que eles já fazem. A partir daí você pode encontrar oportunidades para se diferenciar. 

Um dos diferenciais poderia ser utilizar o fluxo digital no laboratório, que traz mais precisão e agilidade nos trabalhos. 

3- Conecte-se com seu público e mostre que você é autoridade no assunto

Agora que você já identificou seu público e entendeu quais são seus diferenciais, está na hora de se comunicar com ele. Para isso, você pode seguir alguns passos: 

Passo 1 – Identifique em quais canais você se comunicará com seu público

Quais canais/ redes sociais fazem mais sentido para você estar presente de acordo com seu público? 

  • Instagram por ser mais visual e poder mostrar mais fotos do seu trabalho? 
  • Facebook por ser a rede social com mais usuários? 
  • Youtube: faz sentido você fazer vídeos?  
  • E-mail: newsletter com informações, dicas etc. 

Avalie e defina quais as melhores alternativas. 

Passo 2 – Defina o tom de voz

Defina o tom de voz para você conversar com seu público. Se você já o identificou lá no início, provavelmente você já sabe qual a idade dele, gênero, preferências etc. Defina como você falará com ele: tom mais amigável, pessoal, formal, divertido, enfim, são muitas as possibilidades (não esqueça de levar em conta a rede social em que você está se comunicando). 

Passo 3 – Defina os conteúdos que você vai abordar

Você pode trazer dicas (pode chamar alguns dentistas parceiros para trazerem dicas para o seu público), mostrar opiniões dos seus clientes, mostrar os equipamentos que você usa no laboratório, mostrar fotos do seu trabalho, informar quais serviços oferece…  

Só não se esqueça de focar na qualidade, não na quantidade. Para atrair seu público você precisa criar conteúdos relevantes, que agreguem valor. 

Passo 4 – Defina uma quantidade de comunicações por semana/mês e seja constante

Não adianta você publicar/enviar conteúdos todos os dias por uma semana para o seu público e depois ficar um mês sem postar. Você precisa ter constância. Por isso defina uma quantidade de conteúdos que se encaixa na sua realidade. Comece com 2, 3 ou 4 (o que for melhor pra você). Com o tempo e com a prática você poderá ir aumentando. 

 

Agora que você já sabe quais passos seguir para começar a divulgar o seu laboratório, dedique um tempo diariamente para trabalhar o seu marketing. 

Obviamente o mais recomendado é contratar um profissional da área de marketing para lhe auxiliar, mas caso não seja possível, comece com o que você tem. O importante é começar! 

 

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