4 passos práticos para criar um planejamento para o seu Lab

O planejamento estratégico auxilia o seu laboratório de prótese dentária a cumprir metas e objetivos, além de ajudar a identificar e corrigir falhas nos processos. Traz mais organização, clareza nas ideias e ainda melhora a comunicação com os clientes. 

Confira 4 passos para criar o seu! 

Se preferir, confira o conteúdo em vídeo:

 

Passo 1 – Diagnóstico

O diagnóstico é extremamente importante para você analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que seu laboratório odontológico enfrenta, além de identificar em qual posição ele se encontra entre os principais concorrentes. 

A partir daí, você poderá definir seu posicionamento e propósito e começar a trabalhar nele para atrair pessoas realmente interessadas no serviço que você oferece. 

 

Então pergunte-se: 

  • Quais são as forças e fraquezas do meu negócio?

swot para odontológia
 
  • Quem são meus principais concorrentes e quais diferenciais possuem? 

Ex: Meu concorrente é o laboratório x e ele utiliza equipamentos Amann Girrbach, ele faz parte do programa Lovers da Dental Cremer Lab e por isso consegue comprar consumíveis com preços mais atrativos. Com isso, ele consegue oferecer um preço menor para confecção das próteses. 

  • Quem é o meu público-alvo

Ex: Dentistas de consultórios pequenos que estão começando na odontologia digital.  

Dentistas que já utilizam a odontologia digital e buscam um laboratório que seja referência no digital também. 

  • Qual o propósito do meu negócio? Por que ele existe?

Ex: Meu negócio existe para facilitar o trabalho dos dentistas e para produzir próteses perfeitas visando realizar o sonho dos pacientes de terem o sorriso perfeito. 

  • Qual meu posicionamento? 

Ex: Meu posicionamento será focado em qualidade. Meu preço não é o melhor do mercado, mas meu trabalho é realizado com qualidade. Utilizo o fluxo digital para garantir maior precisão e confiabilidade nas próteses produzidas no meu laboratório. 

 

Passo 2 – Objetivos e metas

Depois de analisar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, está na hora de traçar seus objetivos e metas. Os objetivos devem ser definidos a curto, médio e longo prazo.  

Defina: 

  • Qual meu objetivo? 

Ex: Quero que meu laboratório seja referência em odontologia digital na cidade de Curitiba. 

  • O que preciso fazer para atingir esse objetivo? 

Ex: Preciso melhorar o processo de produção no laboratório, aumentando a qualidade das entregas, além de investir mais em equipamentos digitais que vão me trazer agilidade, precisão e qualidade nos trabalhos. 

Após definir os objetivos, está na hora de traçar metas. Lembrando que objetivos e metas são coisas bem diferentes 

  • Objetivo: Comprar meu laboratório próprio para não depender mais de aluguel. 
  • Meta: Comprar meu laboratório no bairro x até 15 de março de 2022. 

Uma estratégia que funciona é traçar metas com base no método Smart: 

metas smart para laboratório odontologico

Passo 3 – Estratégias e Ações

Para essa definição é importante que toda equipe esteja envolvida. Lembrando que ação e estratégia são coisas diferentes. 

  • Estratégia: Definição de como serão alcançadas as metas.
  • Ações: Medidas práticas para a realização das metas.

Ex: 

Estratégia: Aumentar a divulgação e as vendas do meu laboratório utilizando estratégias digitais. 

Ações: Contratar um profissional de Marketing para realizar a divulgação do meu laboratório e atrair clientes interessados. 

 

Passo 4 – Métricas

“Aquilo que não é medido não pode ser gerenciado”. 

Edwards Deming

Essa etapa é essencial para você saber se está progredindo em direção às metas estabelecidas. Você deve estabelecer esses parâmetros para mensurar cada meta que foi definida no Passo 2. 

As metas podem ser baseadas em aumentar receita, produtividade, qualidade, ou até em diminuir erros e falhas nos processos de produção. Tudo isso depende dos objetivos que foram definidos pela equipe. 

 

Agora é só botar a mão na massa!

Depois de seguir esses 4 passos, é só você montar o cronograma do seu laboratório de prótese dentária e colocar o planejamento em prática. Não se esqueça que é extremamente importante contar com o apoio de todas as pessoas envolvidas no seu negócio para que seu planejamento tenha sucesso! 

Agora que você já está craque no planejamento, aproveite para planejar suas compras antecipadamente: visite nossa loja virtual e encontre tudo o que precisa para o seu laboratório! 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *