A era da Impressão 3D no Laboratório de Prótese Dentária

O cirurgião dentista está em busca de mais conforto e agilidade para os seus pacientes, e com a tecnologia dos scanners intraoral, impressão 3D, por exemplo. Vem para facilitar a comunicação entre CD e TPD, através do escaneamento, é feito captura de imagens onde é gerado um arquivo que é enviado para o laboratório, o TPD pode visualizar no mesmo momento o arquivo e compartilhar de informações e assim ser mais assertivo no tratamento do paciente.

A tecnologia, vem como uma ferramenta valiosa aliada para nossa profissão de técnicos em prótese dentária, nós podemos usá-la, de várias formas.

No laboratório com a tecnologia 3D podemos usar de algumas ferramentas como:

  • planejamento digital;
  • placas miorrelaxantes;
  • provisórios simples e provisório sobre implante;
  • guia cirúrgico;
  • copings;
  • facetas, são inúmeras as possibilidades!

Com essa ferramenta de impressão, que nos possibilita gerar uma linha de produção, mais padronizada, auxiliando nos processos do laboratório.

Algumas coisas você deve saber antes de adquirir o “fluxo digital” no seu laboratório, você pode começar aos poucos, apenas com computador e software de desenho, e terceirizar a impressão ou fresagem, ou começar com um kit básico de computador, software, scanner de bancada (ou intraoral) e ter a impressora, lavadora e o forno que faz a cura da resina.

>>>Leia também: Fresadora ou impressora 3D? Ou devo escolher os dois?

É essencial que você adquira esses equipamentos com uma empresa, que vá te dar o suporte, pós-venda, pois é uma curva de aprendizado entre erros e acertos, então se você tiver algum suporte isso irá te ajudar muito. Além de que, você irá precisar investir em cursos e treinamentos para usar as ferramentas que o fluxo digital oferece.

Por que comprar uma impressora?

A tecnologia sempre vem para baixar custo e aumentar a produtividade, hoje um laboratório digital, tem um alto nível de produção com cada vez menos profissionais, e isso gera um efeito competitivo que o laboratório convencional não vai alcançar, porque para aumentar a produção será necessário contratar, treinar para padronizar os trabalhos.

O mundo digital já está aqui, existem em todo o Brasil profissionais se beneficiando dessa tecnologia, as pessoas que ficarem para trás vão ter um custo muito alto no futuro, porque existe uma curva de aprendizado, e a tendência de mercado nos mostra que não tem retorno, o digital veio para ficar

Como precificar a impressão?

O custo deve estar na ponta do lápis, o consumo de resina deve ser planilha, o digital gera um custo para o laboratório, você tem que estar ciente dele. Tudo que você desembolsa para a produção. Desde o aluguel até a sua hora trabalhada na frente do computador.

>>>Leia também: Os tipos de resinas para usar em sua impressora 3D odontológica

Margem de lucro que você quer alcançar. Depois que descobrimos o nosso custo, temos que tentar entender o intangível, que é isso que vai gerar valor para você conseguir uma margem maior. O mínimo é entregar no prazo e com qualidade, o que você pode fazer a mais que isso? A margem é a diferença do que você ganha com o que você gasta.

Lembrando que quem define o preço é o mercado, a escolha do mercado vai ser muito importante, se você for em busca de produção a margem é sempre menor do que se você for em busca de trabalhar com próteses de alto padrão.

Qual a melhor posição dos objetos na mesa de impressão?

A impressão é feita de cabeça para baixo, então temos que facilitar o máximo para ajudar a mesa de impressão. Eu tenho que minimizar a área de impressão que vai estar em contato com o fundo do VAT (tambor), isso faz com que a mesa de impressão tenha que fazer menos força para levantar o objeto lá do fundo, por isso a importância da inclinação da peça. Lembrando que a impressora trabalha através de fatias, quanto mais alto o objeto, mais demorada a impressão

Principais dúvidas sobre a impressão 3D

Dúvidas dos pós impressão?

A limpeza é para tirar o excesso de resina, porque a resina é bem oleosa e mesmo se você deixar escorrendo por muito tempo, ainda vai existir o excesso. Mas apenas deixar a impressão imersa no modelo não resolve, é preciso movimento para tirar todo o excesso de resina da peça.

O álcool isopropílico tem uma umidade menor, normalmente ele é 98% puro, o álcool comum e o álcool de posto que são bem mais baratos, tem uma quantidade maior de água, e a resina que utilizamos hoje em dia, não é solúvel em água. Outra vantagem é que em pouco tempo ele evapora deixando zero resíduos na peça.

Depois da peça limpa e seca, como toda resina, é necessário um processo de polimerização com luz UV. Uma particularidade da polimerização é que cada resina tem o tempo ideal, se você colocar luz demais ou de menos vai afetar no processo final do seu trabalho, tanto na cor quanto nas propriedades.

Impressão 3D no fundo do VAT (TAMBOR)

Pode ser o tempo de exposição incorreto, as primeiras camadas normalmente precisam de um tempo de exposição maior, para ela fixar melhor na mesa de impressão. Suportes muito finos ou insuficientes, se os suportes não segurarem o objeto, ele vai acabar no fundo do VAT.

A velocidade da mesa de impressão 3D, se a velocidade da mesa não for compatível com a emissão da luz, o objeto vai ficar no fundo do VAT. A distância de elevação seria o eixo Z, ele tem que ter o espaço de 1 camada, mais que isso ou menos que isso ele vai prejudicar a adesão da peça na mesa de impressão, podendo deixar a impressão no fundo do VAT.

Sobre a autora

Aline Haubricht | @aline_haubricht

Formada há mais de 15 anos em londrina no Paraná ( colégio C&S )
Vários cursos no currículo como:
Extensivo anatomia, função e oclusão com Hilton Riquieri, David Morita – lentes de contato;
Daniel Morita – Facetas e protocolo;
Márcio Breda – Metalo cerâmica;
Pablo Caetano – Protocolo.

✍️ Deixe seu comentário com uma dica que você não encontrou aqui
📢  Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
Facebook
Instagram
Youtube

Temos uma solução completa da nossa loja virtual para o seu laboratório.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.