A importância do marketing pessoal para seu laboratório

Se você tem um laboratório e não usa o Instagram para atrair clientes, você está deixando dinheiro na mesa. Hoje em dia é muito difícil separar o mundo digital do mundo real, eles andam juntos. As pessoas estão cada vez mais conectadas na internet, e você pode (e deve) usar ela como uma ferramenta para mostrar o seu trabalho e consequentemente conseguir mais clientes. Isso se chama marketing pessoal, vou te mostrar ao longo desse texto

como aplicar para sua realidade de protético!

Quando eu comecei meu laboratório, poucos dentistas da minha região me conheciam. Trabalhei durante 10 anos como funcionária em um grande laboratório e tive que usar o que eu tinha em mãos, ou seja, meu celular. Eu precisava ter acesso aos dentistas de forma rápida e barata e as redes sociais me ajudaram muito com isso!

Como se diz por aí “as redes sociais faz mais efeito que o nosso velho conhecido ‘boca a boca’”. O problema é que a maioria das pessoas usam as redes sociais para “matar o tempo”, ou usam de maneira equivocada, e não surte o efeito esperado.

O primeiro passo para seu marketing pessoal é entender que as pessoas não entram nas redes sociais querendo comprar alguma coisa, geralmente elas utilizam o Google para fazer uma pesquisa prévia da empresa em questão. Por isso, como primeira dica que quero lhe dar é: cadastre seu laboratório no Google Meu Negócio! Você deve estar se perguntando o porquê esse cadastro é tão importante, bom vou listar 3 vantagens:

  • Seus potenciais clientes podem encontrar você com maior facilidade, pois você pode cadastrar seu e-mail, endereço e muitas outras informações a respeito do seu laboratório;
  • Você cria maior autoridade aos olhos do seu cliente;
  • Seus clientes podem avaliar seus trabalhos, o que ajuda na fidelização de novos clientes!

>>>Leia também: Laboratório de prótese dentária precisa de um site?

No Instagram o movimento deve ser mais discreto, vender sem mostrar que está vendendo, criar conteúdos que mostrem seus trabalhos e gerar desejo em seu potencial cliente. Tão importante quanto ter um perfil do seu laboratório no Instagram, é manter ele atualizado. Tenho certeza de que você já desistiu de efetuar uma compra com determinada marca porque o perfil do Instagram dela estava desatualizado.

Quais as principais falhas no perfil de um Instagram comercial?

Bom, a “bio” é onde eu vejo mais falhas, ela tem que ser a sua descrição, quem é você, qual a sua especialidade, local onde você está (isso é muito importante, às vezes um dentista da sua cidade vê a postagem, mas não sabe de onde você é) e um link de WhatsApp.

Porque colocar um link na sua bio? Para facilitar o seu cliente a entrar em contato com você! Pense comigo: se você precisa pegar um papel e uma caneta, anotar o número, salvar o número no seu celular e só aí enviar uma mensagem no WhatsApp para pessoa, você já desistiu de fechar negócio com ela. Com o link a disposição da pessoa, o contato fica muito mais prático e rápido.

A humanização é um pilar do marketing pessoal

Não humanizar as redes eu diria que a segunda falha mais cometida. Muitos protéticos só postam fotos de trabalho, isso funciona para um protético reconhecido, se você é uma referência na sua área, você dispensa apresentações. Mas se você ainda está buscando esse reconhecimento, você precisa aparecer, as pessoas precisam assimilar o seu trabalho com um rosto!

Se torna muito mais fácil fechar negócio com que nós conhecemos – mesmo que virtualmente – as redes sociais vieram para diminuir essa distância. Passou o tempo que você batia de porta em porta se apresentando ao dentista, o Instagram ajuda você com isso.

Porém, cuidado com exageros! As pessoas conectam com suas postagens, se você posta muita balada, muita festa, pode passar uma impressão errada ao dentista. Assuntos polêmicos, política é um exemplo disso, é importante que seja evitado em seu perfil profissional, visto que o tema gera muitos pontos de vista diferentes.

Eu faço muito networking através do meu Instagram, quem encara como uma ferramenta de trabalho e entende como ela funciona, consegue tirar proveito dela de uma forma que outras pessoas não conseguem. Recebo muitas mensagens de protéticos que não conseguem ter resultados nas redes sociais, com essas dicas você consegue mudar o jogo!

04 conteúdos que você pode produzir para o Instagram

O Brasil é o segundo país a consumir mídias sociais, vendo que 68% dos brasileiros utilizam o Feed do Instagram para pesquisar dados.

  • Nos Stories do Instagram, os vídeos com mais de 15 segundos são divididos, tornando assim as publicações uma “novelinha” diária. Justamente essa humanização que trouxe no tópico anterior, mostrar o seu dia a dia aproxima as pessoas de você, pois elas se identificam.
  • Com o IGTV que podem ser vídeos mais longos até mesmo mais de 60 minutos, é ideal para conteúdos de informações relevantes, como por exemplo, deixar as lives salvas em seu perfil!
  • O reels é o queridinho do momento, foi criado para “competir” com o Tiktok uma febre de milhões de visualizações com vídeos curtos! O Instagram não esconde que o alcance é maior com vídeos de Reels então aproveite e faça Reels. Utilize as músicas do momento para saber o que fazer, levar o bom humor funciona muito!

Sobre a autora: 

Aline Haubricht | @aline_haubricht

  • Formada há mais de 15 anos em londrina no Paraná ( colégio C&S )
  • Vários cursos no currículo como:
    • Extensivo anatomia, função e oclusão com Hilton Riquieri, David Morita – lentes de contato;
    • Daniel Morita – Facetas e protocolo;
    • Márcio Breda – Metalo cerâmica;
    • Pablo Caetano – Protocolo.

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