As vantagens de um articulador virtual no laboratório

Os articuladores dentários são instrumentos mecânicos que permitem recriar a relação da articulação temporomandibular (ATM) com as mandíbulas, através da montagem dos modelos de impressão superior e inferior no instrumento. O uso do articulador é essencial para a confecção dos trabalhos e proporcionam ao dentista e ao protético a visualização da oclusão do paciente, reproduzindo os movimentos mandibulares sem a presença da ação muscular.

É possível simular os movimentos nos modelos de gesso ou dentro de um software digital de Cad, antes de ser realizado na boca do paciente. É um valioso instrumento para auxiliar a estabelecer um diagnóstico correto do problema do paciente.

O fluxo digital, como um todo, é responsável por otimizar o fluxo de trabalho no laboratório, trazendo mais precisão, rapidez e previsibilidade dos resultados. O articulador virtual é um módulo dentro do software CAD e tem a mesma estrutura e funcionalidade de um articulador comum.

>>>Leia também: Por que investir em um software CAD no laboratório de próteses?

Vantagens de utilizar um articulador virtual

Atrelado a um Software Cad, com o Articulador Virtual é possível realizar a transferência de modelos estabelecendo uma ponte precisa entre a técnica manual e digital, trazendo a realidade para análise de casos simples até os mais complexos com a aplicação para o mundo digital.

Conseguimos também simular os movimentos da mandíbula e maxila permitindo uma avaliação trimendissional dos movimentos estáticos, dinâmicos e da oclusão permitindo o planejamento protético com a análise do ajuste oclusal antes da confecção da peça, além de possibilitar a integração com outros fluxos de trabalhos digitais como o DICOM e o Design de Sorriso.

Assim como em um articulador físico, é possível ajustar os parâmetros como ângulo condilar, ângulo de Bennet e deslocamento lateral imediato e com os articuladores virtuais tornam possível superar as limitações dos articuladores mecânicos.

Veja na prática como funciona o articulador virtual

 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *