Como a tecnologia CAD/CAM pode melhorar a rentabilidade do seu laboratório

Os avanços tecnológicos têm tido importante papel na transformação das rotinas de trabalho de diferentes áreas do mercado, e isso também ocorre no meio odontológico.  

A Odontologia Digital, antes algo futurista e distante de acontecer, agora já é realidade em clínicas e laboratórios de todo o país, englobando diferentes tipos de software, equipamentos e demais soluções digitais para atender aos consumidores, que têm se mostrado cada vez mais exigentes. 

Uma dessas tecnologias promete revolucionar a sua prática laboratorial, estamos falando do sistema CAD/CAM.  

A seguir você vai conferir como essa inovação pode elevar o nível dos serviços oferecidos em seu laboratório.  

O que é odontologia digital CAD/CAM? 

Dentre as principais tendências Odontológicas, a CAD/CAM é uma tecnologia em destaque no meio digital e vem sendo cada vez adotada por profissionais que desejam inovar. 

CAD/CAM é uma solução digital utilizada para confecção de próteses odontológicas altamente estéticos em um período de tempo reduzido, fazendo com que o trabalho no laboratório de prótese se torne muito mais efetivo, pois a produção, antes artesanal, passa a ser automatizada. 

Além de trazer benefícios como o aumento da produtividade e, consequentemente, maior rentabilidade, também permite resultados de elevada estética e precisão, contribuindo para o sucesso dos tratamentos odontológicos e fidelização de clientes. 

Como funciona o sistema CAD/CAM na Odontologia? 

O sistema CAD/CAM é composto basicamente por três etapas fundamentais: 

  • Escaneamento; 
  • CAD; 
  • CAM. 

Escaneamento 

Tudo começa com o escaneamento, que pode ser feito diretamente na cavidade boca do paciente utilizando um scanner intraoral. O escaneamento intraoral elimina a necessidade do cirurgião-dentista utilizar o molde convencional em seu consultório, economizando tempo e materiais de moldagem.  

Todavia, ainda há a opção de se manter a moldagem tradicional, onde o escaneamento é feito de maneira extraoral. Ou seja, o protético realiza o escaneamento do modelo em gesso através de um scanner de bancada.  

Independente do processo adotado, intraoral ou extraoral, é a partir deste escaneamento que a malha tridimensional é criada, dando início ao projeto.  

CAD 

A etapa seguinte envolve o CAD, do inglês Computer Aided Design, significa “desenho auxiliado por computador” e está relacionado ao desenho da peça.  

O CAD nada mais é do que o software que será utilizado para projetar a construção digital do componente.  

Desse modo, existem algumas opções de softwares disponíveis no mercado, dentre eles o Dental CAD – EXOCAD que fornece rapidez na execução dos projetos e fácil usabilidade.  

É ideal para profissionais que buscam uma grande variedade de recursos, permitindo a criação de copings, coroas anatômicas e reduzidas para aplicação, provisórios, protocolos, placas miorrelaxantes, entre outros.  

CAM 

Já CAM, em inglês Computer Aided Manufacturing, tem como tradução “manufatura auxiliada por computador”. Logo, é nesta etapa que o projeto digital se torna físico.  

Assim, o projeto criado com o auxílio do software (CAD) é enviado para o equipamento que irá fresar ou imprimir o elemento. 

Ou seja, a criação da peça pode ser feita por meio de manufatura subtrativa, utilizando fresadoras, ou manufatura aditiva, com uso de impressoras 3D. Cada uma delas com suas respectivas tecnologias de automação e materiais disponíveis. 

Porque investir na tecnologia CAD/CAM? 

Já deu para notar que o fluxo para criação de elementos utilizando o modelo CAD/CAM é extremamente rápido e econômico se comparado ao modelo tradicional, impactando também na rentabilidade do laboratório.  

Um exemplo disso é o Dr. Fernando Lopes, CEO do laboratório de Prótese especializado em CAD/CAM – Digital Center. Conforme um artigo publicado recentemente aqui no blog, o profissional que já adotou o fluxo digital há muitos anos é a prova de que o investimento realmente vale a pena. 

“Com a inclusão do fluxo digital percebi um aumento de até 5x a mais na produtividade do laboratório”, relata ele.  

>>> Leia o artigo na íntegra: Por que eu migrei para o laboratório digital? 

Além disso, o uso do sistema CAD/CAM traz inúmeros outros benefícios para o laboratório de prótese: 

  • Menor tempo de confecção de elementos: permitindo a produção de mais peças em um único dia; 
  • Mais precisão e riqueza em detalhes: extinguindo possíveis erros manuais; 
  • Qualidade elevada: pois permite confecção de peças em materiais mais resistentes; 
  • Adaptação superior da peça: gerando mais conforto para o paciente; 
  • Agilidade na entrega, impactando no fluxo de clientes do laboratório. 

Lab Digital: Por onde começar? 

Uma dúvida muito comum entre os profissionais que estão iniciando na Odontologia Digital é sobre adquirir uma impressora 3D ou uma fresadora. Em primeiro lugar, essa escolha irá depender de alguns fatores como o fluxo de trabalho no laboratório e de quanto você está disposto a investir em equipamentos. 

No caso das impressoras 3D, essa tecnologia costuma ser muito versátil e mais acessível, permitindo a produção de modelos, guias cirúrgicos, placas oclusais, restaurações provisórias, impressões em cera, entre outros. Mas ainda existem limitações em relação aos tipos de materiais utilizados para impressão. 

As fresadoras, por outro lado, exigem um investimento maior, pois são equipamentos de custo mais elevado. Contudo, permitem maior produtividade, além de confeccionar peças em materiais restauradores diversos e de maior qualidade, como a zircônia. 

>>>Leia também: Fresadoras CAD/CAM: o que analisar antes de comprar? 

Agora que você já sabe as principais vantagens em usar o CAD/CAM, confira os produtos essenciais para o seu laboratório na Dental Cremer Lab.  

Em nosso site você encontra um portfólio completo e as melhores marcas em fresadoras, impressoras 3D, acessórios para CAD/CAM e muito mais! 

✍️ Deixe seu comentário sobre a sua experiência com a tecnologia do CAD/CAM
📢  Compartilhe com os amigos para eles também descubram todos esses benefícios
🕵 Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Youtube

Temos uma solução completa da nossa loja virtual para o seu laboratório. 

Referências:  

O QUE é CAD/CAM e como ele pode revolucionar a vida dos dentistas Fonte: Simpatio em <a href=”https://simpatio.com.br/cad-cam/”>O Que é CAD/CAM e Como Ele Pode Revolucionar a Odontologia?. Simpatio, [S. l.], p. 1-1, 24 maio 2022. Disponível em: https://simpatio.com.br/cad-cam/. Acesso em: 24 maio 2022. 

O QUE é CAD/CAM na Odontologia?. DVI Radiologia, [S. l.], p. 1-1, 2 mar. 2020. Disponível em: https://www.dviradiologia.com.br/2020/03/02/o-que-e-cad-cam-na-odontologia/. Acesso em: 23 maio 2022. 

CAD/CAM: A tecnologia que está cada vez mais presente em laboratórios. AMA Studio Dental, [S. l.], p. 1-1, 2 mar. 2020. Disponível em: http://www.laboratorioama.com.br/novidades/cad-cam/. Acesso em: 23 maio 2022. 

AULA CAD/CAM e Odontologia digital. Gravação de Profa. Dra. Andréa Cândido dos Reis. Youtube: [s. n.], 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DPNxJQJ750E. Acesso em: 23 maio 2022. 

IMPRESSORA 3D ou FRESADORA?. Gravação de Dr. Alex Maciel. Youtube: [s. n.], 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0_uWTBVz_m4. Acesso em: 23 maio 2022. 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *