Como são feitas as lentes de contato dentais?

Muito populares nos últimos tempos, as lentes de contato dentais tornaram-se febre com a promessa de deixar os sorrisos mais bonitos, sendo capazes até mesmo de corrigir pequenas falhas nos dentes. Diversos artistas já mostraram as maravilhas que as lentes de contato causaram em seus dentes, o que tem influenciado muita gente a ir atrás dessa melhora em seus sorrisos.

Mas você sabe o que é e como é feita uma lente de contato dental? O Blog da Dental Cremer explica.

Facetas laminadas

Lente de contato é o nome popular de um produto chamado faceta laminada. Essas facetas são camadas muito finas (possuem entre 0,2 e 0,4 mm) feitas de porcelana (feldspática ou de dissilicato de lítio) ou de resina, feitas especialmente para cobrir a parte da frente dos dentes, a face vestibular. Embora seja um procedimento puramente estético, e não usado para corrigir problemas mais profundos, as facetas devem ser colocadas por profissionais capacitados para evitar problemas.

A colocação de lentes de contato ficou popular nos últimos anos, mas esta técnica já é usada pelos dentistas há muito tempo. Com a evolução da tecnologia, a fixação das lentes se tornou muito melhor, garantindo resultados cada vez mais satisfatórios.

Como é o procedimento?

Antes de mais nada, uma consulta prévia é feita para que seja realizada uma avaliação da estrutura bucal do paciente, para que então o profissional especializado defina a necessidade ou não do uso das lentes de contato. Em caso positivo, as facetas são confeccionadas de acordo com as características de cada pessoa e suas necessidades.

Nesse ponto, é importante salientar que a odontologia digital facilita muito na hora de produzir as lentes. O dentista realiza o escaneamento intraoral e faz uma moldagem digital utilizando modelos que melhor se encaixam no perfil do paciente. Depois de escolhido o melhor modelo, essa moldagem é encaminhada para o técnico em prótese dentária, que então tem o cuidado de preparar a lente de contato da forma mais natural possível para o sucesso do procedimento.

Esse preparo é feito com a ajuda da impressão 3D ou de fresadoras CAD/CAM, que possuem capacidade de produzir as próteses em pouquíssimo tempo, agilizando todo o processo.

Quando finalmente chega a hora do procedimento, o processo é simples: é aplicado um produto no dente para que sua superfície fique porosa. Então, é aplicado o cimento resinoso e o silano, produto usado para que o cimento fixe-se à lente.

Normalmente, as lentes podem durar vários anos, ajudando na auto-estima e no dia a dia das pessoas que escolhem essa alternativa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a criação e a aplicação das lentes de contato dentais, navegue no site da Dental Cremer Lab e encontre tudo para facilitar o seu trabalho!

 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *