Conheça os equipamentos necessários para montar seu laboratório odontológico

Pretende montar um laboratório de prótese dentária e não sabe por onde começar? Além de ter o conhecimento necessário na área e planejar bem o seu investimento, é importante escolher os acessórios certos para começar a trabalhar.

Confira a lista que preparamos a seguir contendo os equipamentos para laboratório odontológico que são indispensáveis para o sucesso do seu negócio!

1 – Espatulador a vácuo

Para espatular gesso, revestimento e silicone. O vácuo permite a remoção de todas as bolhas internas dos materiais. Além disso, obtém misturas homogêneas como base para modelos perfeitos, evitando problemas na hora do vazamento do gesso.  

2 – Vibramolde

Vibramolde, também conhecido como vibrador de gesso, facilita o dia-a-dia técnico, pois através da sua vibração permite que o material escoe com mais facilidade, diminuindo a probabilidade de formação de bolhas. 

3 – Recortador de gesso

Este equipamento é fundamental e serve para aparar e realizar o acabamento em modelos de gesso.  

4 – Fotopolimerizador

Este equipamento odontológico é indispensável para laboratórios que trabalham com resinas, pois ele emite luz de espectro azul que ativa uma substância presente na resina, realizando o processo de endurecimento em minutos. 

5 – Micromotor de bancada

Esse equipamento é utilizado para acabamento e polimento de todos os tipos de próteses, incluindo acrílicos, resinas, e ligas metálicas.  

6 – Forno de anel

Utilizado para desidratação, eliminação de cera e sinterização de anéis. 

7 – Forno de queima e press

O forno para porcelana no laboratório é um equipamento indispensável, pois ele permite a finalização de peças protéticas. Dentro disso, temos opções de forno apenas de queima, que são os fornos para maquiagem, pigmentação e glaze, e os fornos press, que possuem as mesmas funções do forno de queima e possibilitam a prensagem de pastilhas cerâmicas. 

8 – Centrífuga para fundição

Se trata de um equipamento para a fundição de ligas metálicas. A centrífuga evita que o material fundido escape e o mantém dentro do recipiente. Lembrando que é necessário o uso de maçarico para esta função.

9- Panela eliminadora de bolhas

Utilizada para a polimerização do acrílico. A principal função deste equipamento é eliminar as bolhas das próteses. Com a ajuda do acessório, suas peças ganham ainda mais resistência. 

Além de ser muito fácil de usar, a panela eliminadora de bolhas também contribui para a precisão do processo e consegue otimizar seu tempo de trabalho. 

10 – Torno de polimento

Utilizado para dar polimento em acrílicos, ligas de metais, ouros, pratas e resinas. 

 

Gostou da lista de equipamentos para laboratório odontológico essenciais que separamos para você montar seu laboratório? Então aproveite para acessar o site da Dental Cremer Lab e encontre tudo o que precisa!

Comentários

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *