Gestão de laboratório odontológico: como ela ajuda a aumentar seus lucros

Em um mercado em constante evolução, como o de um laboratório odontológico, sabemos que é indispensável otimizar os processos de trabalho para trazer mais produtividade, e quando falamos de uma área em que grande parte das atividades são manuais, produzir mais em menos tempo se torna um desafio.  

Uma gestão de laboratório odontológico eficiente pode ser a chave para aumentar a produtividade e, consequentemente, os lucros do seu negócio. É uma regra simples: quanto mais trabalhos você conseguir realizar com excelência, mais lucro você terá. 

Mas sabemos que manter a produtividade no laboratório não é algo tão simples assim. 

Por isso, nós da Dental Cremer Lab preparamos algumas dicas de gestão para otimizar os processos no seu laboratório. Confira! 

 

Organize muito bem o seu local de trabalho

Já existem vários estudos que afirmam que a desorganização física pode causar também uma desorganização mental. Uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia afirma que, quando estamos em um espaço confuso (com muitos objetos), nossos índices de cortisol podem aumentar e, consequentemente, os níveis de estresse também.  

Por isso, é imprescindível que o seu laboratório esteja sempre organizado para um bom fluxo de trabalho, principalmente devido a grande quantidade de demandas, materiais e equipamentos, e o mais importante: para manter a saúde mental dos colaboradores do seu laboratório. 

 

Planeje a rotina de trabalho com antecedência

Sabemos que uma prótese passa por várias etapas no laboratório até estar disponível para envio ao dentista.  

Prever os prazos de entrega para os consultórios não é uma tarefa fácil diante de tantas demandas. Por isso, uma rotina bem definida (escala de trabalho e responsáveis por cada etapa) ajuda a evitar imprevistos, auxiliando na organização de demandas e no cumprimento de prazos. 

Leia também: Como melhorar a produção do seu laboratório de Prótese 

 

Conte com o auxílio da TECNOLOGIA nos seus processos de gestão

A digitalização dos processos de trabalho é um caminho sem volta. Os benefícios da tecnologia nos processos de gestão são inúmeros, entre eles, destacamos: 

  • Seus dados (e dados dos seus clientes) ficam seguros, pois podem ser armazenados na nuvem; 
  • Aumenta a produtividade da sua equipe, pois a tecnologia automatiza processos burocráticos que requerem tempo e, consequentemente, dinheiro; 
  • Ajuda na organização do espaço físico, pois você não precisa armazenar inúmeras fichas e arquivos no seu laboratório. 

Nesse sentindo, um software de gestão pode ser um grande aliado para melhorar os processos de gestão do seu laboratório. 

 

Automatize atividades maçantes no laboratório odontológico

Existem atividades que são extremamente maçantes e repetitivas. A boa notícia é que, com o uso da tecnologia, essas atividades podem ser facilmente automatizadas.  

Além de proporcionar produtividade, os sistemas CAD/CAM e equipamentos como fresadoras e impressoras 3D trazem maior precisão e detalhamento, evitando retrabalhos. Assim, sua equipe poderá focar nos processos que devem ser necessariamente manuais. Um desses processos é o acabamento (“maquiagem”), que requer extrema concentração e atenção ao detalhe, pois é nesta etapa que o TPD trará o “charme” para a prótese. 

Hoje, um processo de trabalho muito utilizado na odontologia como um todo é o fluxo digital (sistema CAD/CAM). Esse processo possui inúmeras vantagens: 

  • Facilita a comunicação com o dentista; 
  • Proporciona rapidez no fluxo de trabalho; 
  • Aumenta a previsibilidade e assertividade do trabalho; 
  • Traz mais visibilidade ao seu laboratório, que terá um diferencial frente aos concorrentes; 
  • Ajuda a alavancar os lucros do seu laboratório devido a todos os itens acima. 

Saiba mais sobre as diferenças entre o Fluxo Digital e o Fluxo Analógico na Odontologia. 

 

Gostou das dicas que nós separamos pra você melhorar a produtividade no seu laboratório odontológico? Continue acompanhando nosso blog para ver mais dicas como essa. 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *