Os tipos de resinas para usar em sua impressora 3D odontológica

As impressoras 3D estão levando cada vez mais a tecnologia para dentro do seu laboratório, com a promessa de precisão e agilidade elas ajudam a automatizar os processos de fabricação de um modelo de prótese total, por exemplo.  

É muito comum a dúvida de qual tipo de resina utilizar para criar suas peças, vou lhe apresentar quais as principais do mercado e de qual forma elas podem auxiliar você.  

Quais são os tipos de resinas dentais mais comuns para impressoras 3D 

  • Resina de modelo; 
  • Resinas Calcináveis; 
  • Resinas de provisórios; 
  • Resinas laváveis ​​com água; 
  • Resinas biocompatíveis; 
  • Resinas definitivas biocompatíveis; 

A escolha da resina vai depender do que você deseja imprimir. Visto que se estivermos falando de um implante ou uma prótese, será necessário que a peça seja feita com um material que permita a tonalidade, textura e resistência próximas de um dente natural. Porém, se a fabricação for para modelos ou guias cirúrgicos, a resina pode ser facilmente utilizada.  

Por isso, a impressão 3D pode ser utilizada de formas diferentes para vários tratamentos odontológicos. A seguir, listamos algumas de suas aplicações. 

 O que você pode criar com as resinas dentais 

Próteses feitas com resinas dentais 

Sejam elas fixas ou móveis o processo de confecção pode ser feito por uma impressora 3D. Utilizando a tecnologia nós podemos alcançar maior qualidade para as peças, conseguindo definir o máximo de detalhes. 

Além de fabricar as próteses finais, é possível que o paciente do cirurgião-dentista parceiro “experimente seus novos dentes”, por meio de um mockup. A mesma impressora faz os dois, tanto a peça final, como o modelo de prova.  

Dessa forma, o cirurgião-dentista pode verificará confortável no paciente ou se é necessário efetuar algum ajuste. Sendo o processo de ajuste, mais simples para você TPD.  

Confecção de modelo 

Com a impressão 3D você transforma escaneamentos em modelos físicos, tudo isso de forma rápida e prática, sem precisar passar por toda a sujeira da área de gesso.  

Você também pode fazer a impressão desse modelo com gengivas artificiais, análogos e troqueis. Com isso, haverá um aumento na sua produtividade pois você estará imprimindo todos os trabalhos na mesma bandeja! 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Confecção de implantes 

Próteses sobre implantes precisam ter uma ótima estética e funcionalidade, pois quem busca por esse tipo de serviço quer que principalmente a tonalidade seja o mais natural e idêntico ao do paciente. 

A impressão 3D veio para agregar com vantagens para esse tipo de procedimento, pois lhe permite trabalhar com materiais duráveis e com uma ótima qualidade, e claro, custo-tempo-benefício. Os trabalhos são projetados em Softwares CAD e após isso podem ser impressos de forma rápida e eficiente.  

>>Leia também: Como a odontologia digital pode revolucionar o seu negócio 

Fabricação de modelos e alinhadores 

O tratamento ortodôntico evoluiu muito com o passar do tempo, e com isso, hoje é possível fazer alinhadores invisíveis com a ajuda da impressora 3D. O seu laboratório pode imprimir os modelos que as ortodontias enviam através de uma troca de arquivos, visto que ele precisa ser adepto à odontologia digital.  

Com o recebimento, você pode planejar e imprimir o modelo que veio através de um arquivo digital, e em cima desse modelo você irá realizar a confecção do trabalho solicitado. Depois você fará a prova do trabalho no mesmo modelo! 

Esse conteúdo foi elaborado em conjunto com nosso time de especialistas em Laboratório protético.  

✍️ você já adquiriu sua impressora 3D? Comente aqui o que fez você adquirir uma!
📢 Compartilhe com os amigos para eles saberem quais as resinas usar na impressora 3D odontológica
🕵 siga nossas redes para ficar por dentro dos nossos conteúdos: 

Facebook 
Instagram 
Youtube  

Temos uma solução completa da nossa loja virtual para o seu laboratório. 

 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *