Sistema 5s: como ele otimiza a produção no seu laboratório

Um processo de produção consistente é a chave para gerar mais lucro. Quanto mais você produz, mais lucros obtém.  

Para otimizar a produção, hoje já existem vários sistemas como o Six Sigma, Learn Manufacturing, 5s, entre outros.

Hoje falaremos especificamente do 5s e sobre como ele ajuda a otimizar o processo de produção no seu laboratório. Acompanhe! 

 

O que é o sistema 5s

Criado no Japão após a Segunda Guerra Mundial, esse famoso sistema foi utilizado na época para evitar desperdícios no país. Hoje ele é utilizado principalmente para aumentar a qualidade do fluxo de trabalho, além de otimizar os processos de produção.  

Essa ferramenta ajuda a criar uma cultura de disciplina, identificar problemas nos processos de produção e gerar oportunidades de melhorias. 

É baseado em 5 sensos: Seiri (utilização)Seiton (organização)Seiso (limpeza)Seiketsu (padronização) e Shitsuke (disciplina). 

 

Como o 5s pode otimizar a produção do seu laboratório

Seiri – utilização

Esse senso ajuda você a determinar o que é realmente necessário para cada etapa do trabalho e manter somente os itens necessários para a função realizada, seja em relação a materiais, documentos ou até equipamentos. Também evita que você armazene em seu laboratório mais insumos do que o necessário e auxilia na hora de acompanhar os prazos de validade. 

Seiton – organização

O Seiton consiste em posicionar os objetos de forma estratégica e classificar conforme necessidade de uso, a fim de evitar a desorganização, que causa desperdício de tempo no laboratório e dificulta o trabalho dos protéticos 

Seiso – limpeza

Um ambiente sujo, além de ser um local inadequado para a produção de próteses, ainda interfere na produtividade e na saúde dos técnicos. Manter o ambiente limpo não contribui apenas para vida útil dos equipamentos e materiais do laboratório, mas também para o bem-estar dos protéticos. 

Seiketsu – padronização

A ideia do Seiketsu, que também é chamado de senso de saúde, é padronizar os processos anteriores para promover qualidade de vida no trabalho e melhorar a satisfação dos colaboradores com processos organizados e produtivos. 

Shitsuke – disciplina

Esse senso é considerado o mais difícil pois requer disciplina e comprometimento por parte de todos. É ele que garante o bom funcionamento dos S anteriores. Esse senso, sem dúvidas, contribui para a autodisciplina de todos em seu laboratório, pois todos são responsáveis por manter o ambiente limpo, organizado e saudável. 

 

Por que implantar o 5s no meu laboratório?

  • Torna os processos mais simples e os objetos e insumos ficam mais fáceis de serem encontrados, utilizados e armazenados nos locais corretos;
  • Otimiza o trabalho individual de cada técnico, o que contribui para a agilidade e para a entrega de melhores resultados;
  • Propicia a conservação dos equipamentos e materiais utilizados nos processos de produção;
  • Reduz perdas, desperdícios e custos operacionais;
  • Aproveita de forma eficaz o local de produção;
  • Gera mais conscientização e disciplina.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Aproveite para dar uma olhadinha no nosso site Dental Cremer Lab e confira os melhores produtos para o seu laboratório. 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *