Conheça as vantagens da zircônia na confecção de próteses dentárias

Existe um grande número de materiais para a confecção de próteses dentárias, cada qual com seus benefícios e desvantagens. Porém, a zircônia, material cerâmico de alta resistência, pode ser considerada uma das melhores soluções para o mundo das próteses.

Zircônia na confecção de próteses dentárias

Os materiais cerâmicos são muito utilizados para a confecção de próteses dentárias por conta de suas particularidades. Com grande resistência mecânica e ao desgaste natural, as composições têm ganhado cada vez mais espaço na produção de próteses.

Além das propriedades físicas do material, a aparência das cerâmicas, muito similar a dos dentes, também colabora em sua vasta utilização.

A zircônia se destaca de outros materiais cerâmicos, e possui um amplo espectro de aplicações para o setor protético e odontológico. Ela pode ser usada na confecção de coroas, próteses parciais, implantes e brocas.

Biocompatibilidade superior

O material também se destaca de outros tipos de cerâmicas quando o assunto é biocompatibilidade. Ou seja, por ser um material quimicamente inerte, a zircônia não provoca reações adversas depois de implantada na boca dos pacientes.

Além disso, o material também é compatível com os tecidos dentários e possibilita a integração da gengiva ao dente de forma natural, sem causar alterações de paladar ou reações alérgicas.

Como trabalhar com a zircônia na prótese dentária

Por ser um material resistente, é aconselhável trabalhar com a zircônia por meio dos sistemas CAD/CAM, dessa forma, a zircônia passará por um processo de fresagem.

Inclusive, existem tipos diferentes de zircônias para fresagem, cada uma com suas indicações e vantagens. A seguir vamos lhe falar sobre 4 zircônias que são indispensáveis para você fresar no laboratório.

Se preferir, você pode ver o conteúdo em vídeo:

Zircônia Ceramill Zi

Zircônia totalmente opaca, com zero passagem de luz, indicada para fazer estruturas, sejam de peças unitárias, fixas de 3 elementos, de 6 elementos e até de 14 elementos, sendo possível, inclusive, fazer protocolos.

É possível fazer também peças sobre dentes e sobre implantes, parafusadas ou cimentadas, conforme a indicação.

Zircônia Ceramill Zolid HT+

Com média translucidez, essa zircônia é indicada para peças unitárias ou fixas de até 14 elementos, sendo possível fazer estruturas e peças totalmente anatômicas. É possível maquiar a Solid HT+ e ela tem resistência o suficiente para fazer uma estrutura de protocolo. Lembrando que, com a Solid HT+, você precisa de pigmentação para sinterizar. Além disso, você pode fazer peças sobre dentes, sobre implantes, aparafusadas ou cimentadas.

Zircônia Ceramill Zolid FX White

Possui alta translucidez e é indicada para fazer estruturas, além de ser muito bonita para fazer peças totalmente anatômicas. Por essa zircônia ter mais translucidez, ela acaba tendo um pouco menos de resistência. A indicação dela é até 3 elementos, então você pode fazer unitárias e fixas de até 3 elementos. Lembrando que, a Zolid FX White também precisa de pigmentação para sinterização. Podem ser feitas peças sobre dentes, sobre implantes, aparafusadas ou cimentadas.

Zircônia Ceramill Zolid FX Multilayer

É uma zircônia de alta translucidez e colorida, ou seja, você terá várias opções de cores disponíveis. É indicada para fazer estruturas e peças totalmente anatômicas. Como já é colorida e tem alta translucidez, a resistência acaba diminuindo um pouco. Sendo assim, a indicação dela é para peças unitárias ou fixas de até 3 elementos. Podem ser aparafusadas, cimentadas, sobre dentes ou sobre implantes. A grande vantagem da Zolid FX Mulyilayer é que por ela já vir na cor, não é necessário fazer a pré-pigmentação antes da sinterização.

Quais são os benefícios da zircônia em relação a outros materiais?

Em primeiro lugar, a zircônia oferece dois benefícios claros: resistência e estética. Esse material é extremamente resistente, oferecendo uma grande durabilidade para a prótese dentária. Além disso, por ser branca, a zircônia já sai na frente das ligas metálicas na questão estética. Ela não deixa aquele aspecto escuro que o metal costuma deixar, permitindo um sorriso muito mais seguro.

Mas as vantagens não param por aí. A zircônia ainda oferece outros benefícios muito importantes, incluindo:

  • a diminuição do risco de alergias ao metal das próteses dentárias tradicionais;
  • a eliminação do risco de acinzentamento de gengivas e raízes dentárias;
  • a possibilidade de utilização juntamente com outros mecanismos estéticos, como laminados cerâmicos;
  • a eliminação de qualquer gosto na boca, como causa o metal;
  • a não condução de calor, ajudando a reduzir a hipersensibilidade nos dentes;
  • a utilização de tecnologia computadorizada, pela qual é possível fabricar próteses duráveis com precisão.

A zircônia está até mesmo em estudos para implantes e restaurações de dentes naturais, tamanha sua qualidade para a aplicação como um biomaterial na prática dentária.

 

Torne seu laboratório de prótese dentária digital com a Dental Cremer Lab

 

Comentários

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *